"Sejamos um Sindicato eficiente, justo e democrático, investindo nos agricultores hoje, em favor da profissionalização de amanhã"
Carminha Missio

Treinamentos

*Grade parcial das capacitações oferecidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de LEM, via Senar.

>> NR 31

Treinamento busca a qualificação daquele que trabalha com segurança do trabalho , devendo aprender o uso de máquinas e equipamentos na agricultura, obrigações do empregado e empregador, sinalizações de segurança, prática e uso correto de EPCs, acidentes do trabalho/legal e prevencionista, doenças ocupacionais, agrotóxicos adjuvantes e produtos afins, avaliação de riscos, práticas de primeiros socorros, ergonomia, prevenção e combate a incêndio, máquinas equipamentos e transporte, uso e manuseio correto de ferramentas, como interpretar GSSTR( gestão de segurança, saúde e meio ambiente), preservação meio ambiente / produção de alimentos saudáveis.

>> NR 12

Treinamento busca a qualificação daquele que trabalha com segurança de máquinas e equipamentos, devendo aprender os princípios gerais da NR12, definição da norma, fases de utilização, ordem de prioridade das medidas de proteção, acidentes de trabalho, causas de acidentes do trabalho e suas consequências, condições e riscos ambientais, áreas de circulação, riscos adicionais, medidas de prevenção de acidentes e de patologias, livro de registro, procedimentos para utilização, guarda e higienização de EPI’S e EPC, noções de segurança em sistemas elétricos, manutenção preventiva e corretiva.

>> Máquinas Agrícolas – Tecnologias de Precisão

Treinamento busca a qualificação daquele que trabalha com a operação de GPS, devendo aprender sobre o computador de bordo, Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS), receptores e funcionalidades, sistemas de coordenadas, precisão nas operações agrícolas, cuidados na instalação e uso de equipamentos, operação e finalidade da barra de luzes, gravação e transferência de dados, operação do piloto automático, diagnóstico de falhas e correções, aplicação à taxa variável, conceitos fundamentais da taxa variável, conceitos fundamentais de monitoramento de colheita.

>> Operação de GPS (Máquinas Agrícolas)

Treinamento busca a qualificação daquele que trabalha com a operação de GPS, devendo aprender sobre sistemas de coordenadas, sistemas de posicionamento, princípios e aplicações mais comuns na agricultura de precisão, princípios de elétrica e eletrônica, montagem dos equipamentos e integração mecânica/elétrica, regulagem e aferição dos equipamentos, orientações de trabalho, correção de sinal e dispositivos auxiliares, descarregamento dos dados e geração de mapas, além de outras atividades.

>> Operação de GPS (Básico)

Treinamento busca a qualificação daquele que trabalha com a operação de GPS, que deverá aprender sobre o georeferenciamento, equipamentos e funcionalidades, funções básicas, configuração, navegação em tempo real, mapas e áreas, software de sincronização, além de outras atividades.

>> Operação e Manutenção de Colhedoras Automotrizes

Treinamento busca a qualificação daquele que trabalha com a operação e manutenção de colhedoras automotrizes, que deverá aprender sobre os aspectos gerais de tratores e instrumentos do painel, conhecimento básico de motores, sistema de corte e alimentação, sistema de trilha, sistema de separação, sistema de limpeza, sistema de armazenamento e descarga de grãos, sistema de manutenção, operação, monitoramento de operações e monitoramento ambiental.

>> Aplicação Agrotóxico Auto propelido

Treinamento busca a qualificação daquele que trabalha com a aplicação de agrotóxico auto propelido, que deverá aprender sobre o uso correto e seguro de produtos fitossanitários, classificação toxicológicas, vias de contaminação e exposição, importância do uso dos EPIs – manuseio, lavagens e risco, preparo de caldas, bula e rótulos, tríplice lavagem e descarte, seleção de bicos (calibragem pelos métodos práticos e por fórmulas), localização do depósito, sinalização de segurança e armazenamento, alvo biológico, aplicação eficaz, pulverização e condições climáticas, tipos de embalagens e destinação, fabricantes, descontaminação e assistência médica, tipos de equipamentos, operação, manutenção diária e periódica, segurança no trabalho (cuidados com ferramentas) e conservação do meio ambiente.

>> Aplicação Agrotóxico NR-31

Treinamento busca a qualificação daquele que trabalha com a aplicação de agrotóxico, que deverá aprender sobre decretos, lei de agrotóxicos e NR-31, a classificação toxicológica, a consequência do uso inadequado: a intoxicação aguda e crônica, o uso correto para segurança do aplicador, noções de aquisição, transporte e armazenamento de produtos, preparo da calda, cuidados na aplicação, equipamentos de aplicação, noções de preservação ambiental e primeiros socorros e tratamentos de emergência.

>> Tratorista Agrícola Atualização (sempre que houver mudança na tecnologia de equipamento existente ou novo)

Treinamento busca a atualização de conhecimentos daquele que já trabalha como tratorista agrícola, mas que precisa obter novas informações, pois o equipamento em que deverá trabalhar – existente ou novo – teve mudança em sua tecnologia. O interessado aprenderá sobre manutenções diárias e periódicas dos sistemas, técnicas operacionais (painel, acelerador, sistema de embreagem e sistema), regulagens dos implementos (arrasto e montados), preparo e manejo do solo (roçagem, aração e gradagem) e operação com outros implementos (distribuidor de adubo e corretivos).

>> Tratorista Agrícola Aperfeiçoamento (para aqueles que já trabalham)

Treinamento busca o aperfeiçoamento daquele que já trabalha como tratorista agrícola. Neste treinamento, o interessado receberá informações sobre manutenções periódicas dos sistemas de alimentação (ar e combustível), lastragem e ajuste de bitolas, acoplamento e desacoplamento (arrasto, montado e misto), regulagem dos implementos (arrasto e montados) e preparo e manejo do solo: roçagem, aração, gradagem e subsolagem.

>> Tratorista Agrícola (para iniciantes)

Treinamento que busca a qualificação de iniciante que deseja tornar-se tratorista agrícola. Neste treinamento, o interessado receberá informações sobre o trator, máquinas e implementos, sistema operacional, manutenção, medidas de segurança e preparo de solo. Também aprenderá a fazer a gestão e elaboração do regulamento de uso do trator, a definição de períodos do processo produtivo, o levantamento de dados de pluviosidade, a apuração de localidades que demandas serviços de mecanização, o atendimento ao usuário, a taxa a ser cobrada por serviços prestados, o cálculo do custo-hora do trator, os custos fixos e variáveis, a prestação de contas, entre outras atividades.

*Para consultar a grade completa ou solicitar a realização de treinamento que não esteja disponível nesta relação, consulte o SPRLEM pelo telefone 77 3628-2777. Todos os cursos estão sujeitos à análise e disponibilidade do Senar.