MOACIR HOPPE

(Gestão 2001-2006)

Nascido em 15 de outubro de 1954, Moacir Hoppe é natural de Passo Fundo (RS). Filho de agricultor, quando jovem estudou na Escola Agrícola Federal de Sertão (RS), cursando o ginásio agrícola e o Técnico em Agropecuária. Trabalhou inicialmente na área de comunicação como redator e repórter na Rádio Planalto de Passo Fundo e RBS TV de Porto Alegre. Trabalhou como representante comercial agrícola nas empresas Elanco Química Ltda e Ciba Geigy e também como monitor de treinamento de vendas. Veio para a Bahia em 1988 a fim de dar prosseguimento em suas atividades agrícolas. Trabalhou pela emancipação de Luís Eduardo Magalhães e, posteriormente, pela fundação do Sindicato dos Produtores Rurais deste mesmo município.

Participou da diretoria da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) na área administrativa e de comunicação e marketing. Eleito o primeiro presidente do sindicato, Moacir Hoppe participou da diretoria da FAEB e da comissão de Fibra e Grãos da CNA, sendo o responsável pela parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o objetivo de iniciar a qualificação da mão de obra do setor agrícola da região. Em sua gestão, a sua bandeira foi a da defesa dos interesses dos produtores, em demandas locais como energia elétrica, estradas e segurança, a exemplo o caso da vinda da Companhia Independente de Ações no Cerrado (CIAC), para reforçar as ações em segurança na zona rural.

Sua atuação esteve voltada também para a realização de seminários técnicos e de treinamentos sobre o controle da ferrugem asiática, recém instalada em lavouras da região, bem como a intervenção em fiscalizações do Ministério do Trabalho, que abusavam do poder e da autoridade e colocavam vários produtores em situações totalmente desnecessárias e humilhantes. Organizou e coordenou as primeiras exposições agrícolas de Luís Eduardo Magalhães em parceria com a Prefeitura Municipal e outras entidades como Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem), Clube do Plantio Direto, Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), entre outras.

Em nível nacional, junto com centenas de sindicatos, buscou uma Política Agrícola coerente com a realidade do campo, principalmente em relação às leis trabalhistas inadequadas, a falta de seguro agrícola e de renda, entre outras solicitações. Promoveu, em Luís Eduardo Magalhães, a primeira Reunião Nacional dos Sindicatos Rurais, com a participação de representantes dos principais estados produtores. Na oportunidade, discutiram e elaboraram um documento único, que posteriormente foi encaminhado ao Congresso Nacional, Ministério da Agricultura, Federações e CNA, com ampla divulgação na mídia nacional.

Além disso, teve efetiva participação no Tratoraço, em Brasília, desde a organização na CNA, com pauta de reivindicações e com a participação expressiva dos produtores rurais do oeste da Bahia. Também foi um dos responsáveis pela organização de ações em busca de um local para a construção da sede do Sindicato e do Centro de Treinamento Regional, consolidado na gestão seguinte.

VANIR KÖLLN

(GESTÃO 2006 – 2015)

Natural de Erechim (RS), Vanir Antonio Kölln escolheu Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, para viver com sua família. Sua afinidade com assuntos relacionados com a área rural começou cedo: na infância, seguindo o exemplo do pai agricultor; na adolescência, com 18 anos, já estagiava no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aratiba (RS) e, na fase adulta, dirigia a Cooperativa Agrícola de Toledo (PR).

Liderou, em 1988, a maior comitiva de agricultores de todo o Brasil, que reivindicavam uma melhor política agrícola no país, em Brasília. Diretor da Aprosoja Nacional e grande incentivador à criação da Aprosoja/BA, também representou a Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) durante seis anos na Comissão de Grãos, Fibras e Oleaginosas, em Brasília.

Foi durante seu mandato de presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, que é inaugurado no ano 2010, as instalações próprias do Sindicato e do Centro de Treinamento Rural, com área de 2.175 m², recurso exclusivo dos produtores.

Em 2014, Vanir recebeu o título de Cidadão Honorário de Luís Eduardo Magalhães, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores, em reconhecimento aos serviços prestados ao município.

CARMINHA MISSIO

(GESTÃO 2015 – 2018)

Natural de Espumoso/RS, Carminha Maria Missio vem de família simples ligada a agricultura familiar. Quando jovem, estudou na Escola de Formação Familiar, mantida pelo Sindicado dos Trabalhadores Rurais do município.

Em 1980, recém-casada, com o engenheiro agrônomo, Celito Missio, mudou-se para Mato Grosso e mais tarde ao estado de Mato Grosso do Sul. Muito adaptável, Carminha sempre esteve envolvida com atividades em prol da sociedade.

Na cidade de Ponta Porã/MS dedicou-se mais de 12 anos de voluntariado como diretora e Presidente da APAE do município. Explorando seus talentos, como autodidata, pintava em tela, tecido e até os muros de sua casa e da cidade. Escreveu um livro de poesia e tem uma cadeira na Academia de Letras de Ponta Porã. Também se dedicou ao Escotismo, onde foi chefe por vários anos. Mais tarde, conheceu um pouco do mundo através do intercâmbio internacional de estudantes do Programa AFS e do Rotary Club, acolhendo mais de 10 intercambistas estrangeiros.

Depois de mais de 20 anos, filhos criados, muitos amigos e experiências vividas, foi em 2004, quando terminou a Faculdade de Direito, que decidiu, com o marido, que era um bom momento para a outra grande mudança na vida dos dois. No início de 2005, chegaram a Luís Eduardo Magalhães/BA, onde começaram uma nova fase, com mais experiência, e a mesma vontade e dedicação aos negócios e à sociedade.

CÍCERO JOSÉ TEIXEIRA

(Gestão 2019-2021)

Cícero José Teixeira, filho de Irene Palmeira Teixeira e Valdemar José Teixeira, o primogênito de uma família de onze filhos, nasceu em 06 de abril de 1961, no município de Baianópolis/BA.

Ainda jovem, foi morar no Estado de Goiás para dedicar-se aos estudos. Trabalhou na Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais doo Sudoeste Goiano – COMIGO.

Retornando para a Bahia em 1985 trabalhou na Cooperativa Produtores de Grãos – Copergel e na Ceval Alimentos. Com seu olhar visionário acreditou ser o Oeste Baiano o lugar do progresso. Cícero juntamente com sua esposa, Neuzelita da Silva Teixeira, investiu tempo e trabalho nas terras adquiridas na região do Anel da Soja, onde está localizada a sua propriedade, a Fazenda Santo Ângelo.

Nesta região, criou e educou suas filhas Cheila Teixeira e Michele Teixeira. Hoje, com o apoio de sua esposa, filhas, dos genros, Gleison Saldanha e Edson Jhoner e dos netos, José Pedro e Maria Júlia continua com o seu trabalho em prol da agricultura de toda região Oeste da Bahia.

Cícero José Teixeira, produtor rural, apaixonado pela atividade agropecuária, colaborador e um dos fundadores do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães desde o ano de 2001.