loading Aguarde...

Seja bem vindo a

Logo

Fundação Solidaridad capacita técnicos para avaliação da sustentabilidade em propriedades rurais

Publicado por SPRLEM em 10/01/2016
Nos próximos dias 11 e 12 de janeiro, a Fundação Solidaridad realizará a capacitação da equipe técnica responsável sobre utilização das ferramentas de gestão da informação da Plataforma Horizonte Rural que serão disponibilizadas para produtores de soja na região Oeste da Bahia. O sistema foi desenvolvido pela entidade para apoio à gestão sustentável da produção agrícola.

O treinamento ocorrerá na sede da AIBA, em Barreiras/BA, em cooperação com o Programa Soja Plus, e capacitará técnicos para aplicarem questionários a 150 sojicultores da Bahia.  O objetivo é orientar o grupo na metodologia que compõe o auto diagnóstico dos produtores rurais. Este é feito por meio de um guia de auto avaliação, composto por temas, em formato de um questionário simples e objetivo, que aborda a gestão da propriedade em seus aspectos econômico, social e ambiental.

Iniciada em 2010, a plataforma Horizonte Rural foi desenvolvida para ajudar o produtor rural e seus parceiros nas cadeias de produção a caminhar na direção de uma produção cada vez mais sustentável.

Essa capacitação é uma iniciativa da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e do Sindicato Rural de Luis Eduardo Luís Eduardo Magalhães e visa a identificação dos aspectos de conformidades e das práticas de gestão dessas propriedades da região no âmbito da sustentabilidade.

O uso das ferramentas é voluntário e as informações prestadas são sigilosas. Os agricultores que participam têm, ao fim do processo, um diagnóstico sobre o atual estágio das práticas sustentáveis em sua propriedade, bem como a percepção de seus desafios e dos pontos a serem melhorados.

Os produtores agrícolas interessados em realizar a auto avaliação devem entrar em contato com Ivanir Maia, da AIBA, pelo telefone (77) 3613-8000 ou e-mail maia@aiba.org.br, ou com Daniela Missio, pelo Sindicato Rural de LEM, nos telefones (77) 3628-4469 ou e-mail daniela.missio@gmail.com.