loading Aguarde...

Seja bem vindo a

Logo

Teve início na manhã desta terça-feira, 05, a 14ª Bahia Farm Show

Publicado por SPRLEM em 06/06/2018
Compartilhar:
Foi dado inicio nesta terça-feira, 05, a maior feira agrícola Norte e Nordeste do país, a Bahia Farm Show que se estenderá até o próximo sábado, 09.

Após o adiamento da feira, devido à greve dos caminhoneiros, a feira que aconteceria de 29 de maio a 02 de junho teve inicio as suas atividades prometendo ser recorde em resultados, ultrapassando a marca de R$ 1,5 bilhão em volume de negócios.

Durante a abertura, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Aiba, Celestino Zanella, destacou a importância do evento para o cenário nacional e disse que a Bahia Farm Show é resultado de muito planejamento, trabalho e dedicação.
“A feira reúne um público em um único lugar, as principais empresas do setor agrícola, produtor rural, instituições financeiras, e o que tem de mais moderno em termos de produtos, serviços e tecnologias serão expostos durante a Bahia Farm Show. Teremos na programação oficial em torno de 24 palestras e workshops, com ocupação de cerca de 250 estandes, isso significa dizer que teremos nesses dias cerca de 900 marcas expostas, entre, sementes, fertilizantes, defensivos, adubos, máquinas, aviação sistemas de irrigação e mais insumos agrícolas”, destacou Celestino.


Durante as edições da Bahia Farm Show, a organização da feira homenageia um agricultor, pelos serviços prestados ao desenvolvimento da agricultura na região oeste. Desta vez, Júlio Cézar Busato, que já presidiu a Aiba e atualmente comanda a Associação Baiana de Produtores de Algodão - Abapa, recebeu as homenagens.

Busato na oportunidade agradeceu a parceria de sua família  e dos colegas que trabalharam ao seu lado durante os anos a frente da AIBA. “Ninguém faz nada sozinho, as conquistas que tivemos nesse período à frente da Aiba foram méritos de um time. Nesse tempo, conseguimos uma maior união entre as associações e os sindicatos. Convocamos os associados, pedimos para eles participarem mais, e fomos atendidos. O trabalho de articulação aproximou o agricultor do governo do Estado, da prefeitura e do Ministério da Agricultura em Brasília. O grande mérito da equipe foi unir todos os interessados em torno dos mesmos objetivos, por meio da liderança e do diálogo”, destacou.

Presente na abertura da feira, o Governador Rui Costa anunciou a criação de uma delegacia especializada na investigação de roubos a propriedades rurais, com sede em Luís Eduardo Magalhães.

“Está sendo montada esta unidade especializada para cuidar da segurança, de qualquer tipo de crime nas propriedades rurais, então é necessário ter essa estrutura para o combate ao crime, ao roubo, ao furto nas fazendas da região”, enfatizou.

Durante a oportunidade o governador destacou que a Bahia Farmo Show representa o pioneirismo e o espírito de liderança das entidades dos produtores da região oeste, que também são responsáveis por 50% do valor de exportações da Bahia, gerando emprego, renda e desenvolvimento para todo o estado.

O Complexo Bahia Fam Show está situado em um área com 144 mil metros quadrados, com toda infrestrutura necessária com algumas ruas cobertas, campo experimental de pesquisas agrícolas, bosques de especies nativas, estacionamentos, salas e auditórios para palestras e fóruns, sanitários e bebedouros, pista de test drive, dois grandes restaurantes, praça de alimentação, posto médico, central de atendimento para expositor e montadores, expositores do Brasil e exterior, com público estimado de 75 mil pessoas, toda a renda da bilheteria será revestido para o Hospital do Oeste – HO em Barreiras.

 



Após a abertura oficial, as instituições do agro da região Oeste da Bahia e representantes dos caminhoneiros entregaram ao Governador, Rui Costa um documento com a pauta de reivindicação prioritária que solicita a desoneração tributária do óleo diesel.

 

Estande CNA, FAEB, SENAR e Sindicatos do Oeste



Presente na Bahia Farm Show, o sistema sindical composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA,  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia - FAEB, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR  e Sindicatos Rurais do Oeste da Bahia terá uma programação bastante diversifica durante a feira, de 05 a 08 de junho, a partir das 09h, no auditório do estande.

Neste primeiro dia aconteceu no estande, o Treinamento e recuperação da reserva legal e área de preservação permanente e lançamento do Guia Técnico para recuperação de vegetação em imóveis rurais do Estado da Bahia, assinatura do termo de cooperação técnica para a implantação do Selo de Inspeção Territorial-SIT para o território de identidade Bacia do Rio Grande e a palestra sobre o Terminal Portuário Cotegipe e sua infraestrutura voltada para a exportação de produtos agrícolas.

Para a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, Carminha Missio, a feira é muito importante para todos porque marca também a aproximação e o fortalecimento do elo Sistema FAEB/SENAR/SINDICATOS e os produtores da base, sejam eles pequenos, médios ou grandes.

“Os sindicatos do Oeste estarão prontos para receber e interagir com o setor produtivo na Casa do Homem do campo durante todo o evento”, falou Carminha.

 

 

ASCOM

Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM