Com o objetivo de promover a qualificação de pequenos criadores para melhoramento do rebanho bovino, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) promoveu entre os dias 24 a 28 de abril, em Riachão das Neves, um treinamento em Inseminação Bovina. A qualificação foi realizada a partir do levantamento desta demanda junto ao município, com a participação de estudantes, criadores e profissionais da área.
De acordo com o médico veterinário e instrutor do Senar, Daniel Cedraz, a inseminação bovina é uma técnica que oferece muitas vantagens, por isso mesmo, é a mais utilizada no mundo inteiro. “Dentre as tecnologias reprodutivas, esta é a mais usada, pois permite selecionar e repor matrizes, visando o melhoramento do rebanho e possibilitando a escolha das características que permanecerão nos bezerros, sem falar do controle de doenças no momento da reprodução, que pode existir a transmissão de algumas delas durante a monta natural, o que não ocorre na inseminação artificial. Tenho certeza que as informações adquiridas devem propiciar melhor desempenho nas atividades de cada um dos participantes”, destaca.
Estudante de enfermagem no Piauí e filho de pecuaristas de Riachão das Neves, Álvaro Henrique Marques Bonfim se disse satisfeito com os conhecimentos que adquiriu. “Como temos fazenda no município, sempre tive interesse em fazer uma qualificação nesta área, para obter conhecimentos mais específicos em reprodução. Entendo que, quanto mais avançada for a reprodução, melhores serão os resultados, em produção e retorno financeiro. Este treinamento trouxe não só conhecimento, mas uma perspectiva de melhoramento genético possível, porque essa qualificação nunca existiu em nosso município. Foi muito importante contar com a presença de um profissional altamente qualificado”, disse.
[caption id="attachment_3439" align="aligncenter" width="291"] Estudante de enfermagem no Piauí e filho de pecuaristas de Riachão das Neves, Álvaro Henrique Marques Bonfim se disse satisfeito com os conhecimentos que adquiriu[/caption]
Douglas dos Santos Rocha, natural de Riachão das Neves, viu neste treinamento uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos teóricos e aprender na prática o que tem visto no curso de Medicina Veterinária, do qual é estudante do nono período. “Já tinha interesse de participar e quando fui avisado pelo secretário do município, não tive dúvidas. Estudo no Piauí e vi neste treinamento a oportunidade de agregar ainda mais conhecimento para a minha formação profissional, pois são poucas as aulas práticas na faculdade. A experiência foi muito positiva. Tenho certeza que chegarei mais preparado para o mercado de trabalho”, enfatiza.
[caption id="attachment_3440" align="aligncenter" width="299"] Douglas dos Santos Rocha, natural de Riachão das Neves, viu neste treinamento uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos teóricos e aprender na prática o que tem visto no curso de Medicina Veterinária[/caption]
Agente de desenvolvimento
De acordo com a mobilizadora de treinamentos do Sindicato, Marissi Ruschel, os treinamentos realizados no município de Riachão das Neves são resultado de uma visita recente aos municípios da área de abrangência do Sindicato, com o objetivo de promover a aproximação do sistema sindical, bem como também levar a qualificação profissional para os produtores rurais de diferentes atividades. “Visitamos prefeitos e secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Educação nos últimos meses a fim de conhecermos as demandas destes municípios e firmarmos parcerias para a realização de cursos e treinamentos. Com a parceria da Prefeitura, especialmente na figura do secretário de Agricultura, foi possível mobilizar esses produtores rurais. Temos certeza que os criadores do município estão recebendo conhecimentos técnicos para progredir na atividade. O Sindicato quer ser agente direto na promoção do desenvolvimento em cada município de nossa região”, disse.
Impulsionamento da cadeia produtiva
Para o secretário de Agricultura de Riachão das Neves, Gel Borges Vital, a iniciativa do Sindicato em estar presente no município, levando mais qualificação, vai abrir portas para que o setor possa desfrutar de dias melhores e mais promissores. “Nunca tivemos uma ação com tamanha magnitude em momentos passados. Com certeza estamos garantindo o domínio técnico das atividades que desenvolvemos e isso vai permitir o melhoramento do nosso rebanho. Os pequenos produtores pouco dispõem de tecnologia e assistência rural, por isso muito pouco se fazia em termos de inseminação, pois não detínhamos esse conhecimento. Com esse trabalho do Sindicato e o apoio da atual administração, acredito que vamos alavancar a nossa cadeia produtiva”, disse. As aulas teóricas do treinamento aconteceram em sala de aula, nas dependências do Colégio Estadual Professor Ivardo Pereira Bastos. Já as aulas práticas foram realizadas na Fazenda Olinda.
AGRADECIMENTO
O SPRLEM agradece ao Frigorífico Fribarreiras pela disponibilização de dois órgãos reprodutores para a realização deste treinamento.
Heloíse Steffens
Assessora de Comunicação
Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães/BA
77 3628-2777 | 3628-3019 | Ramal 31 | 77 9.9979-9241 | 9.8851-6328