loading Aguarde...

Seja bem vindo a

Logo

SPRLEM e SENAR iniciam o Pro-SENAR preparatório mandioca em São Desidério

Publicado por SPRLEM em 29/08/2017
Compartilhar:
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, na sala de cursos da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de São Desidério, a abertura do Pro-SENAR que objetiva melhorar a produtividade e a rentabilidade do negócio rural, promovendo a formação profissional do produtor e do trabalhador rural, difundindo tecnologias, através da assistência técnica, visando o fortalecimento da cadeia produtiva atendida, além de promover o desenvolvimento econômico e social da família no campo.



O treinamento “Aspectos Gerais do Cultivo” primeiro módulo do Pro-SENAR preparatório mandioca oferecido aos produtores desta região, que acontecerá até o dia 30 de agosto é uma parceria entre Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR e prefeitura do município, e será ministrado pelo instrutor, o engenheiro agrônomo, Thiago da Cruz Oliveira.



Thiago apresentou alguns temas que serão trabalhados durante esses dias, como: as formas de mecanização, tecnologias para o aumento da produção, problemas enfrentados nas plantações de mandioca como, ácaros, percevejos e bacteriose, solo.

Para o produtor rural, João Xavier Neves, participar dessa capacitação é muito importante, pois, como produtor rural, necessitamos da reciclagem para acompanhar as novidades e consequentemente as melhorias para produção. “Nos cursos somos informados e capacitados, nos preparamos para cuidar de nossas terras, e aumentar nossa produção, passamos a plantar não só para a nossa subsistência, mas também para comercialização”, falou João.

De acordo com a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de São Desidério, Patrícia Rocha, é interesse da secretaria capacitar os produtores rurais do município. “Nós da secretaria de agronegócio, estamos trabalhando, e nos preocupando em trazer para a nossa cidade, cada dia mais, a capacitação para o homem do campo. Sabemos que o treinamento, além de melhorar o desempenho, fornece ao produtor rural as condições necessárias que ele precisa para consolidar a sua pequena ou média produção.”, destacou Patrícia.



Os participantes do Pro- SENAR preparatório mandioca, terão mais quatro encontros com os temas: Preparo da Área (12/09), Plantio/Implantação da Cultura, Manejo da Cultura (02/10), Colheita (24/10) e Dados Produtivos e Escrituração Econômica (Novembro).

ASCOM

Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM