Já tradicional no calendário do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães - SPRLEM, no último dia 27/09, o SPRLEM e a Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia – Assomiba, com o apoio da Associação dos Produtores de Sementes do Estado do Matopiba – Aprosem realizaram mais uma edição do Seminário de Plantio, com o objetivo de qualificar a mão-de-obra regional neste período que antecede o plantio de soja, tanto com informações da área técnica, mas principalmente com a prática de regulagem das plantadeiras.
O presidente do Sindicato, Cícero José Teixeira recepcionou aos participantes e destacou. “Se nós fizermos um plantio de qualidade, dificilmente não teremos um plantio de sucesso. Portanto desejo que todos aproveitem ao máximo o Seminário que trará excelentes temas para vocês. Agradecemos mais um ano a parceria com a Assomiba e neste ano o apoio da Aprosem na realização deste evento. Desejo que todos aproveitem bastante esse dia e que saiam daqui com os conhecimentos inovados”, falou Cícero.
O Seminário de Plantio 2019 com sua programação voltada para operadores de máquinas, gerentes de fazendas e produtores rurais, teve início às 08h e trouxe as palestras: “Qualidade em Sementes” ministrada pela engenheira agrônoma, Nádia Cristina Astafeief e “Plantabilidade: Descubra o segredo das altas produtividades” ministrada pelo professor de Mecanização Agrícola – FCA Unesp de Botucatu-SP, Paulo Arbex Silva.
A engenheira agrônoma Nádia destacou os conceitos: sementes, qualidade, atributos, vigor e germinação, soja contemporânea, origem dos problemas de qualidades de sementes de soja, impactos dos armazéns temporários na qualidade das sementes, noções de testes de germinação, tetrazólio e envelhecimento acelerado.
O professor Paulo falou sobre como obter e quais fatores que interferem na plantabilidade, os resultados de pesquisa e as tendências de novas tecnologias para plantadeiras.
“Agradeço o convite e a oportunidade de participar aqui no Sindicato dos Produtores Rurais do Seminário de Plantio. Estamos em uma região privilegiada, com alta tecnologia, e através do seminário pudemos aprender as melhores formas de plantio, e confirmar que vale muito a pena termos uma boa plantabilidade. Também nesta oportunidade destacamos os fatores que afetam uma boa plantabilidade e principalmente as inovações que existem hoje. O dia foi bastante produtivo”, finalizou.
Durante a tarde o Seminário teve continuidade com as demonstrações técnicas realizadas pelos representantes das revendas de máquinas e em seguida foi realizado a avaliação e entrega de certificados.
ASCOM
Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM