Com o objetivo de promover práticas sustentáveis nas propriedades agrícolas da região, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) aderiu ao Programa Soja Plus no dia 1° de junho, durante realização do Seminário de Sustentabilidade Soja Plus, na Bahia Farm Show. Por meio desta parceria, produtores rurais devem receber assistência gratuita em suas propriedades, por meio de visitas da equipe técnica, que apresentará um levantamento dos problemas que podem levar o produtor rural a ser penalizado, com multas ou até processos judiciais, por descumprimento de leis.
Produtores rurais e gerentes de fazendas participam, por meio do programa, de cursos de atendimento à legislação aplicada ao meio rural, seminários regionais, ações nas comunidades rurais com foco na difusão do programa e em trocas de experiências em eventos nacionais, além de receberem auxílio para melhorias contínuas nas áreas econômica, social e ambiental. No oeste da Bahia, o programa já atendeu 131 propriedades rurais e tem perspectiva de beneficiar mais 50 até o final de 2017, conforme explica o coordenador do programa, o engenheiro de Segurança no Trabalho, Samuel Leite.
De acordo com o gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Pires, o nível de aceitação é de praticamente 100%, em vista da importância do projeto. “Estamos ajudando o produtor a melhorar na parte social e ambiental, contribuindo para melhorar a imagem do agronegócio, o que leva a soja do oeste da Bahia a conquistar mercados cada vez melhores”, disse.
Para a presidente do SPRLEM, Carminha Missio, a adesão ao programa é motivo de muita satisfação, pois que o Sindicato será agente direto no incentivo à melhoria gradativa e continuada dos aspectos ambientais, sociais e econômicos da produção e dos demais elos do segmento, a partir de uma gestão transparente e participativa da propriedade rural. “Por meio desta parceria vamos orientar e conscientizar os sojicultores do oeste da Bahia quanto às adequações para atendimento dos requisitos das legislações estaduais e federal, promovendo a melhoria contínua dos processos de produção, transformação e comércio. Estamos falando de mais eficiência da produção, atendimento das demandas de mercado por produtos sustentáveis e melhores oportunidades econômicas”, ressalta. Além do Sindicato, a Associação dos de Produtores de Sementes do Matopiba (Aprosem) também aderiu e deve incentivar os associados a participarem do programa.
O programa
Criado em 2011, por meio de uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja – MT), o programa beneficiou mais de cinco mil pessoas nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Neste último, o programa foi implementado em 2014, pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o objetivo de promover a sustentabilidade na cadeia produtiva da soja e consolidar uma região de origem agrícola sustentável. No oeste da Bahia, a Aiba e a Abiove custeiam a assistência técnica, materiais educativos e os kits de primeiros socorros distribuídos durante as fases do Soja Plus.
Heloíse Steffens
Assessora de Comunicação
Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães/BA
77 3628-2777 | 3628-3019 | Ramal 31 | 77 9.9979-9241 | 9.8851-6328