loading Aguarde...

Seja bem vindo a

Logo

Sindicato Rural de LEM promove aula inaugural do Curso Técnico em Agronegócio

Publicado por SPRLEM em 07/03/2016
Compartilhar:
 

[caption id="attachment_618" align="aligncenter" width="546"] O evento contou com a presença dos candidatos aprovados no processo seletivo, autoridades municipais, lideranças do Senar e colaboradores e diretores do sindicato[/caption]

O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) promoveu no sábado, 05, a aula inaugural do curso Técnico em Agronegócio, que será ofertado na modalidade a distância, totalmente gratuito, pelo período de dois anos, no âmbito do Programa Rede e-Tec Brasil do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), administração regional da Bahia. O evento contou com a presença dos candidatos aprovados no processo seletivo, autoridades municipais, lideranças do Senar e colaboradores e diretores do sindicato.

 

[caption id="attachment_620" align="aligncenter" width="556"] A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, enalteceu o papel de fundamental importância que será exercido pelo profissional, depois de formado no curso técnico[/caption]

Foram convidados para compor a mesa de cerimônia, a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM, Sra. Carminha Missio; os secretários municipais de Educação e de Agricultura, Marli Cenci e Carlos Koch, além da superintendente do Senar/BA, Carine Magalhães, que na oportunidade representava o Sr. João Martins, que responde hoje pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Após o cerimonial para composição da mesa, todos assistiram a um vídeo institucional sobre o curso técnico e, na sequência, ouviram ao depoimento de Samuel Bergamini, um dos alunos aprovados que deixou uma mensagem para a turma.

Primeira a fazer o uso da palavra, a secretária de Educação, Marli Cenci, disse de sua satisfação em participar da aula inaugural. “Venho de uma família que trabalhava com a agricultura familiar em Santa Catarina e tive formação primária de ensino a distância. Por isso, tenho imensa alegria em ver que muitos dos que estão aqui hoje, buscando um curso técnico, já possuem uma graduação. Educação é isso. É nunca se contentar com aquilo que se tem. Este curso técnico é fundamental para a nossa região, que é essencialmente agrícola”, disse.

Investimento em graduações e pós-graduações

Na sequência, a superintendente do Senar/BA, Carine Magalhães, deu as boas-vindas a todos, parabenizou os alunos pela aprovação no processo seletivo e informou que este é apenas o primeiro passo em direção à formação formal. “Este é um projeto inovador, em parceria com o Ministério da Educação, para despertar o interesse dos jovens para o agronegócio, estando inserido ou não no mercado. Este é um curso voltado para a gestão do agronegócio e que fará muita diferença neste mercado, que é tão importante para a economia brasileira”, avaliou.

Ainda em suas palavras, a superintendente ressaltou a importância da região Oeste da Bahia na região do Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, bem como a presença sempre constante do Senar na região. Aproveitou, ainda, para anunciar o próximo passo, que deve ser o investimento na Faculdade CNA, que deverá atuar com cursos de graduações e, futuramente, com pós-graduações, em temáticas voltadas ao agronegócio.

O secretário de Agricultura, Carlos Koch, enalteceu a sua alegria em observar o grande número de mulheres que deverão frequentar o curso Técnico em Agronegócio e fez um apelo a todos os alunos aprovados no processo seletivo. "A vida de vocês vai mudar ao final do curso. Muitas pessoas gostariam de estar no lugar de vocês. Por isso, peço: não desistam do curso. Tudo o que vocês aprenderem aqui, vocês vão aplicar em suas vidas", disse.

Papel dos técnicos no futuro

Encerrando o evento, a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, relembrou que ao aceitar o desafio de presidir a instituição, logo definiu que a bandeira da capacitação seria a marca de sua gestão e que contou com o apoio incondicional do Sr. João Martins, que abriu as portas para viabilizar as capacitações necessárias para a região. "Este curso Técnico em Agronegócio é uma prova disso. Com certeza é um passo importantíssimo para a nossa região. Não podemos saber apenas plantar, mas colher e comercializar, enfim, precisamos gerenciar. Na atual conjuntura, em que passamos por crises diversas, sem falar na estiagem que prejudica todo o Matopiba, saber gerenciar o negócio é fundamental. E é justamente isso que essa formação vai possibilitar. O papel de vocês no futuro será de extrema importância", avaliou a presidente, referindo-se aos alunos aprovados que, depois de dois anos, estarão no mercado de trabalho.

Na sequência, com a mesa de cerimônia desfeita, todos posaram para uma foto com a turma dos alunos aprovados e, posteriormente, fizeram uma visita às instalações do curso Técnico em Agronegócio, que incluem laboratório de informática, sala de aula, biblioteca e sala dos tutores. Após esta visita, todos desfrutaram de um coffee break e foram conduzidos novamente ao auditório, local em que foi realizada a aula inaugural do curso a ser ofertado por dois anos, na sede do sindicato.

 

[caption id="attachment_622" align="aligncenter" width="588"] Turma dos alunos aprovados no processo seletivo para ingresso no Curso Técnico em Agronegócio[/caption]

Marcaram presença ao evento, o diretor de capacitação do sindicato, Luiz Antonio Pradella; o vice-presidente, Aristeu Pellenz; Jani Castro, representando o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras; o diretor de articulação política do governo municipal, Cândido Henrique Trilha e o superintendente do Instituto Aiba, Helmuth Kieckhofer. Dentre os colaboradores do Senar/BA, estiverem presentes a coordenadora pedagógica, Daniela Lago; o coordenador regional, Marcos Bastos; o coordenador de tecnologia, Marcelo Guimarães; o analista de tecnologia, Diego Souza e o gerente técnico, Rui Dias.