loading Aguarde...

Seja bem vindo a

Logo

Sindicato dos Produtores Rurais de LEM participa do “Seminário Irrigação no Brasil” na CNA em Brasília

Publicado por SPRLEM em 25/08/2017
Compartilhar:

(Otávio Oliveira - Diretoria Técnica, Carminha Missío - Presidente SPRLEM, Ronei Pereira - Gerente ADM)
O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães participou na última quinta-feira, 24, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA em Brasília do “Seminário Irrigação no Brasil: Uma Nova Gestão”, que apresentou os temas: Agricultura irrigada: a ótica do setor produtivo, integração das políticas públicas do setor água, agricultura irrigada: como o legislativo pode contribuir e a entrega da carta dos irrigantes aos parlamentares.


Nesta carta denominada “Carta Aberta dos Irrigantes”, a CNA e mais oito entidades do setor solicitaram, a transferência do comando da Política Nacional de Irrigação para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
As instituições envolvidas propõem na carta, a mudança imediata na condução da agricultura irrigada do país, atualmente sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MI que tem  como foco, obras de infraestrutura para o MAPA, o órgão adequado para executar as demandas da agricultura irrigante, pois, subtende-se que a condução da Política Nacional de Irrigação deve estar vinculada à Política Agrícola, para assim haver o alinhamento das ações e maior efetividade dos recursos aplicados.

(Entrega da carta - Foto: CNA)
O presidente da CNA, João Martins, falou durante o evento que, a Instituição vai trabalhar para transferir ao MAPA a Política Nacional de irrigação. “É urgente alterar o modelo institucional em vigor passando o controle para o Ministério da Agricultura”, afirmou Martins.

Recentemente, o Ministério extinguiu a Secretaria Nacional de Irrigação - SENIR e com isso a atividade ficou sem comando e direcionamento. Segundo a carta aberta dos irrigantes, a condução da política de agricultura irrigada no Brasil enfrenta um quadro de abandono por parte do governo federal.

Para a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, é transformando a irrigação, que teremos prosperidade para a classe. “Nós entendemos que é muito importante à transferência do comando da Política Nacional de Irrigação para o MAPA, assim, as mudanças na área serão mais possíveis, teremos mais produtividade, eficiência e melhor relacionamento com o órgão”, destacou.


(Assinatura documento - Foto:CNA)
Além da CNA, as seguintes entidades assinam o documento: Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do MAPA; Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem; Associação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação; Associação do Sudoeste Paulista de Irrigação e Plantio na Palha; Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia; Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás; Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais; e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães Bahia.

ASCOM

Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães - SPRLEM