O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural através do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, realizou na empresa Mauricea Alimentos, o treinamento de NR 33 – Segurança no Trabalho em Espaços Confinados, ministrado pelo instrutor do Senar, José Monteiro Junior.
Durante quatro dias, de 03 a 06 de agosto, foram capacitadas duas turmas de colaboradores da Mauricea Alimentos, e no treinamento foram abordados os temas: segurança e saúde nos espaços confinados, EPIs, sistema de ancoragem, riscos potenciais, procedimentos em situações de emergência, entrada e saída de espaços confinados, dentre outros.
De acordo com a técnica de segurança do trabalho da empresa, Ariane Ribeiro, o treinamento foi muito proveitoso. “O que vimos durante o treinamento está inerente a nossa prática, ao nosso dia a dia. Essa capacitação só veio a agregar, pois assim realizaremos o nosso trabalho de forma segura, de modo que nós possamos entrar no espaço confinado e sair com segurança. Todo trabalho para ser bem feito é exigido uma capacitação, então o Sindicato está oferecendo essa oportunidade de forma gratuita, garantindo que o nosso trabalho seja feito da melhor forma possível”, disse Ariane.
“Nós sabemos da importância dos treinamentos, da qualificação e principalmente da certificação para os profissionais. Então é através do Senar e Sindicato que estamos levando essa capacitação e certificação para os colaboradores da região. Esperamos que vocês tenham aproveitado os dias de treinamento, que tenham absolvido o que foi passado e que principalmente seja colocado em prática. Nós do Sindicato estamos sempre à disposição das empresas, e de seus colaboradores”, disse o mobilizador do SPRLEM, Ildemar Santana.
Para os profissionais que trabalham em espaços confinados, o objetivo é ensinar o participante os requisitos mínimos e as medidas de proteção para realizar o trabalho em espaço confinado com segurança.
Através do curso, nós temos a oportunidade de aprender e mudar ações que sabemos que estamos errando. O treinamento nos mostra a forma correta e segura de trabalhar. Eu só tenho a agradecer esta oportunidade”, disse o auxiliar de produção, Joemerson Silva.
Ascom Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães