Evento é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais (SPRLEM) e Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba)
Acontece nesta sexta-feira, 15, por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e a Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), o 1° Seminário de Pulverização. O evento, totalmente gratuito, é voltado para operadores de máquinas agrícolas da região oeste e tem como objetivos a atualização de conhecimentos e a troca de experiências sobre a atividade.
A primeira palestra da manhã será realizada pelo instrutor do Senar/BA, Adilton Lima, que vai abordar acerca das Normas Regulamentadoras quanto ao uso dos agrotóxicos. "Empregados e empregadores precisam cumprir com as determinações previstas na legislação. O descumprimento às normas regulamentadoras vigentes poderá ocasionar aplicação de penalidades, sem contar o risco em segurança e saúde no trabalho", evidencia o profissional.
Na sequência, os participantes devem assistir à apresentação do especialista em Plantio Direto e instrutor em mecanização do Senar/BA, Ingbert Döwich, sobre "Tecnologia de Aplicação". "O mau uso, a falta de conhecimento atualizado e a inexistência de cuidados com a manutenção e com a operação ocasionam falhas e avarias nas máquinas e prejudicam o bom andamento no dia a dia de uma fazenda, onde a prática da pulverização está cada vez mais presente. Este é um gargalo entre as concessionárias de máquinas e aqueles que operam pulverizadores autopropelidos de diferentes marcas", evidencia.
Em sua primeira edição, o seminário será realizado na sede do Sindicato Rural e terá programação durante todo o dia. Após as palestras, que acontecem todas pela manhã, os participantes assistem a uma demonstração técnica, no período da tarde, que acontece no campo experimental da Fundação Bahia (vide programação completa). Para participar, os interessados devem fazer a inscrição na sede do Sindicato ou via telefone. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3628-2777.