Foi realizado em 10 de setembro, no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM o Seminário: A energia solar como fator de redução de custos no agronegócio e uma opção de investimento.
Durante a manhã os participantes viram os temas: O panorama da energia solar no Brasil e as possibilidades do uso da energia solar no campo e modelos de usinas e investimento no setor apresentados por Antonio Carlos Rocha e Marklenio Borges (Borges Energia), respectivamente.
De acordo com Cristozildo Mota Gomes, Apure Consultoria Empresarial, o objetivo do seminário foi discutir as vantagens da utilização desta energia como alternativa viável para a auto geração de energia elétrica, com ênfase no agronegócio, e como oportunidade de investimento.
“Difundir a geração de energia elétrica através de painéis solares fotovoltaicos é importante. A geração da energia é feita através da transformação da radiação luminosa do sol em energia elétrica, sem poluição do meio ambiente”, falou Cristozildo.
Durante o seminário foram destacados os tipos de sistemas de instalação de painéis solares fotovoltaicos: On Grid e Off Grid.
O Sistema On Grid, o sistema fotovoltaico está conectado à rede da concessionária de energia elétrica e o excedente de energia gerada pelas placas solares não consumido, é creditado ao produtor rural o qual pode utilizar esse crédito pelo período de 60 meses, até mesmo em outras instalações de propriedade do produtor rural, desde que estejam registradas com o mesmo CPF ou CNPJ. No Sistema Off Grid – O sistema fotovoltaico está isolado, em locais que não dispõem de linhas de transmissão nem distribuição de energia elétrica por concessionárias públicas de energia. O sistema fotovoltaico supre as demandas de energia elétrica das fazendas reduzindo o consumo de óleo diesel dos geradores de energia elétrica, com consequente redução do custo da produção agrícola. No caso da instalação Off Grid, a energia produzida deve ser armazenada em baterias, caso haja a necessidade de energia elétrica no período em que não há sol. Devido às baterias, o sistema Off Grid tem um custo superior ao On Grid.
Foi destacado ainda que a energia fotovoltaica, além de precisar de pouca manutenção, que constitui basicamente de limpeza periódica dos painéis utilizando uma escova macia, um pano e apenas água, a vida útil dos painéis solares é em média de 25 anos, mantendo uma eficiência de pelo menos 80% da capacidade de geração de energia elétrica nesse período. No aspecto financeiro houve uma redução dos custos de produção dos componentes dos sistemas fotovoltaicos, o que levou à redução significativa dos preços em dólar por Watt produzido, reduzindo de US$ 76.00 em 1977 para US$ 0.15 em 2015.
Após as palestras, houve também as apresentação das linhas de financiamento para energia fotovoltaica do Desenbahia e BNB.
ASCOM
Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM