loading Aguarde...

Seja bem vindo a

Logo

Projeto Campo Futuro realiza levantamento de custos do café na região Oeste da Bahia

Publicado por SPRLEM em 04/07/2018
Compartilhar:
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em parceria com a Federação Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM realizaram na manhã desta terça-feira, 03, na sala 01 do sindicato o levantamento de custos de produção de café da região Oeste da Bahia, com o objetivo de formar uma rede atualizada de dados sobre esta cultura para o projeto Campo Futuro.

O levantamento das informações é realizado por meio de painéis que acontecem nas principais regiões produtoras. A condução do processo de coleta de dados foi realizada pelo pesquisador do Centro de Inteligência em Mercados da UFLA, Heitor Parreiras e contou com a participação de cafeicultores para definição de uma propriedade modal na região. Após a realização dos painéis, as informações são atualizadas mensalmente pelas instituições parceiras e reunidas trimestralmente em um boletim técnico, denominado Ativos do Campo.
De acordo com o presidente da Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia – ABACAFÉ, José do Espírito Santo, a realização deste levantamento com a participação da ABACAFÉ, Sindicato dos Produtores Rurais, Universidade Federal de Lavras - UFLA e produtores de café para a atualização das planilhas de custos para o café da nossa região é muito importante.

“Foi uma manhã muito produtiva, e sempre será tão produtiva quanto mais participarmos. Através destes levantamentos, não só crescemos em custos, mas também em discussões de procedimentos da cultura do café e modos de avaliarmos nosso negócio. Tão logo a UFLA consolide as planilhas, a mesma será enviada a cada um dos participantes e nós repassaremos aos associados para suas apreciações”, destacou
O Campo Futuro é um projeto realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com universidades e centros de pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados. O projeto alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.
 

 

ASCOM - Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM