loading Aguarde...

Seja bem vindo a

Logo

Programa Despertar realiza Formação Municipal em Luís Eduardo Magalhães

Publicado por SPRLEM em 17/04/2019
Compartilhar:
O Programa Despertar iniciou na última terça-feira, 16, no município de Luís Eduardo Magalhães, as atividades para o ano de 2019 com a formação dos professores, com o objetivo de apresentar as ações do Programa com ênfase na temática Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo.



A abertura do evento aconteceu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais e contou com a participação do presidente do SPRLEM, Cícero José Teixeira, os secretários de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Rose Sertão, Isabel Ceron e Franco Bosa, respectivamente, a coordenadora do Programa Despertar no município, Rosilange Mabel, o técnico da secretaria de educação, Rogéria Zapata, a instrutora do SENAR, Raissa Nunes, professores e profissionais do município.

O presidente do SPRLEM, destacou a importância da formação para os professores que são os multiplicadores do conhecimento e da parceria entre FAEB/SENAR, SPRLEM e prefeitura que possibilita levar o programa ao jovem do campo.



 

“Este é um trabalho que é direcionado ao campo. O Programa Despertar visa a formação de jovens que através deste trabalho, passarão a acreditar que aqueles que estão produzindo alimento, e dignidade de vida no campo, também participam da sociedade como um todo. Parabenizo os professores, os profissionais envolvidos no Programa. Sabemos que o trabalho é árduo, pois as vezes o saber não é tudo, o transmitir é muito mais. Que todos tenham sabedoria suficiente para retransmitir e formar os nossos jovens do campo”, falou Cícero.

 

 



De acordo com a secretária de Educação, Rose Sertão, despertar é motivar. “Tudo que fazemos pela educação do nosso município, é feito com amor, com muita dedicação para juntos realizarmos um excelente trabalho.  Destaco neste momento que quem educa aprende, quem educa desperta, quem educa movimenta, quem educa ama e quem educa faz acontecer. Agradeço a todos os profissionais aqui presentes e desejo um excelente trabalho em 2019”, falou Rose

 

 

Participaram da formação durante todo o dia os professores das Escolas do Campo: Fábio Johner, Henrique de Freitas Moreira, Ivanilde Santos Cedro, São Francisco e São Paulo.



A instrutora do SENAR, Raissa trouxe para a formação a temática Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo trabalhando a necessidade mundial da sustentabilidade e a produção de alimentos, projeção da população urbana e rural no mundo, produção de Alimentos, potencialidades para produção de alimentos no Brasil, o papel do Brasil, as terras do Brasil, evolução da produção de alimentos no Brasil, o papel da Bahia, o papel de Luís Eduardo Magalhães, a necessidade mundial da sustentabilidade e a produção de alimentos, o solo, a água, sustentabilidade e produção de alimentos, conservação e controle da produção agropecuária sustentável, desperdício de alimentos no mundo, relação da revolução verde com sustentabilidade, agroquímicos e sustentabilidade, leis ambientais, código florestal, viabilidade da produção de alimentos, conscientização ambiental x evolução, perspectivas para a agropecuária sustentável, demandas da sustentabilidade, PIB do agronegócio, inovação tecnológica, integração lavoura-pecuária-floresta, alternativas viáveis para tornar o negócio rural um negócio também social, o papel do produtor rural, o papel do SENAR e o papel do cidadão foram discutidos para a realização do trabalho nas escolas em 2019.

O Programa Despertar objetiva promover educação voltada para a responsabilidade social, que alavanque mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. Em Luís Eduardo Magalhães atende um total de 1087 alunos e 86 professores, sendo 100% das escolas do campo inseridas no Programa.

 

ASCOM

Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM