O Programa Despertar realizado como objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental, atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania.
Em São Desidério o Programa Despertar realizado pelo Sistema FAEB/SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Desidério, por meio da Secretaria de Educação que atende 27 escolas do campo, realizou no dia 17 de novembro a apresentação e premiação das ações do Programa Despertar realizado em 2017.
Durante o dia, as escolas, expuseram os trabalhos desenvolvidos durante este ano na I Exposição dos Trabalhos de Educação Ambiental das Escolas da Zona Rural. A tarde aconteceu no Centro Cultural Celso Barbosa, a premiação das cinco categorias: Desenho com frase do 1º ao 3º Ano, Redação do 4º ao 5º Ano, Redação do 6º ao 9º Ano, Experiência Pedagógica do Professor e Portfólio da Escola.
Para o diretor da Escola Maria Francisca da Silva do povoado de Pontezinha, Wilian Nere, o Despertar tem uma importância grandiosa, tendo em vista que, é voltado diretamente para as pessoas da zona rural.
“O trabalho que realizamos no Despertar 2017 foi muito importante, o programa está na nossa escola desde 2010, mas foi neste ano que abraçamos a causa com mais profundidade, trabalhamos focados na conscientização e preservação, na produção de mudas, no plantio, extração e confecção de artesanato com o buriti. Com este trabalho desenvolvido, acreditamos que deixamos um legado para nossos alunos”, destacou Wilian.
De acordo com a coordenadora municipal do Programa Despertar, Sandreane Mattos, o encontro objetiva socializar as experiências pedagógicas socioambientais desenvolvidas na escola com alunos e comunidade rural.
“O Programa Despertar atende as escolas do campo do município, cada uma com seu projeto e sua singularidade, com foco na sustentabilidade ambiental, e sua importância para a comunidade. Percebemos a importância do programa dentro das escolas, principalmente com pais e alunos que hoje mudaram seus hábitos em relação ao ambiente, devido as informações que a escola repassa através do Programa. Estamos muito satisfeitos com o resultado, é visível que o Despertar cumpriu seu papel em 2017”, avalia Sandreane.
A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio esteve presente na exposição e na premiação do Despertar e enfatizou a importância do meio ambiente, da água, da terra e dos alimentos.
“Quero dizer para vocês especialmente para os professore e alunos que, a nossa vida depende do equilíbrio da natureza, juntamente com o meio ambiente, a água, a terra e o alimento. O Despertar veio para nos preparar para que tenhamos um futuro brilhante, equilibrando todos esses valores. Que o Programa Despertar seja um verdadeiro despertar para todos, que cada um de nós sejamos no futuro, mestres na conservação e na produção de alimentos, conservação da água e da vida. Gostaria de parabenizar a todos que se dedicaram ao programa, e dizer que o sindicato está de portas abertas para cada escola que faz parte da nossa base sindical desse município e região”, enfatizou.
Durante o evento, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães - SPRLEM premiou a Escola Municipal Maria Francisca da Silva que recebeu o treinamento de produção de mudas e sementes do Buriti, com um viveiro de mudas.
Premiação do Programa Despertar 2017
O Programa Despertar premiou neste dia, os destaques da escolas do campo em 2017.
Desenho com frase do 1º ao 3º Ano: Aluna Elieth Costa dos Anjos (3º ano da Escola Municipal Diolino Honório Pereira).
Redação do 4º ao 5º Ano: Aluno Daniel Neves Teixeira (5º ano da Escola Municipal Deputada Necy Novaes).
Redação do 6º ao 9º Ano: Aluno Rauan Igor Pereira da Silva (9º ano da Escola Municipal Deputada Necy Novaes).
Experiência Pedagógica do Professor: Professora Rosimeire Batista Silva (Escola Municipal Otaviano Pereira da Silva).
Portfólio da Escola: Escola Municipal Maria Francisca da Silva.
ASCOM
Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM