“Um bom líder precisa passar bons exemplos, afinal de contas, ele será o farol que vai nortear as ações de todos os funcionários da instituição”. Com essas palavras Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), abriu sua palestra com o tema “Vida do Líder Empreendedor”, durante o segundo encontro estadual do programa CNA Jovem, realizado no último final de semana.
Médico veterinário, empresário, produtor rural, ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Miguel Calmon e recentemente eleito presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, não faltaram exemplos para Humberto Miranda passar para os dezessete jovens participantes do CNA Jovem. “Este programa tem a missão de formar líderes para um dos setores mais importantes da nossa economia. Vocês têm uma importante missão pela frente. Precisamos de pessoas com ideias novas para propor soluções e continuar conduzindo o Agro ao crescimento”, afirmou.
Ele apresentou os dados preliminares divulgados no Censo Agro 2017, apresentando as características e oportunidades de cada região do estado. “Fazemos parte do setor que mais cresce no Brasil e precisamos ocupar essa posição de protagonismo. A Bahia é um dos estados com maior participação neste crescimento. Possuímos três biomas e regiões com grande potencial, com destaque para a pujança dos grãos no oeste do estado e a fruticultura desenvolvida na região norte”, revelou Miranda.
Humberto Miranda destacou ainda as ações do Sistema FAEB, que contribuem para o destaque do setor agropecuário no estado. “Levamos assistência técnica e capacitação para os produtores rurais através de programas como o Pro-Senar e o Viver Bem no Semiárido; conhecimento para os jovens com os Cursos Técnicos em Fruticultura e Agronegócio, e com o programa Jovem Aprendiz; conscientização ambiental, ética e cidadania para as crianças com o Despertar; e aqui preparamos os novos líderes que vão nos ajudar a nortear as decisões nos Sindicatos Rurais, na FAEB e na CNA”, explicou.
No mês de setembro será realizado o último encontro estadual do programa, e ao término desta edição serão conhecidos os três jovens que vão representar a Bahia na etapa nacional. Lembrando que na primeira edição a Bahia teve um vencedor, Cézar Augusto Tumelero. O jovem de Barreiras foi um dos ganhadores e participou da missão técnica para a China, onde teve a oportunidade de conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios voltados para o agronegócio.
CNA Jovem
O objetivo do programa é desenvolver lideranças, identificando e engajando jovens locais na resolução de desafios do Agro, principalmente das regiões onde vivem.
Fonte: Ascom Sistema FAEB