O município baiano de Bom Jesus da Lapa é o maior produtor de banana do Brasil, resultado de tecnologia e preocupação com a qualidade.
A paisagem é comum no oeste baiano. Bananeiras a perder de vista em centenas de propriedades de Bom Jesus da Lapa, produção que colocou o município como o maior produtor individual de bananas do país, segundo o IBGE.
Do Projeto Formoso, um perímetro irrigado, saem por ano em torno de 170 mil toneladas de banana nanica e prata. Isso representa 2,5% da produção nacional.
São mais de 8 mil hectares de plantação. A associação do Projeto Formoso é composta hoje por quase 800 produtores, a maioria da agricultura familiar. Na propriedade de Paulo Jantsch são produzidas 2 mil toneladas da fruta, que saem de lá para vários estados, como Brasília, Goiânia e a Bahia.
Água tem o ano todo, retirada do Rio Corrente. A irrigação é feita duas vezes por dia.
Na hora da colheita, existe um outro detalhe que, segundo os produtores da região, faz toda a diferença. Sacos são colocados nos cachos quando eles ainda estão nos pés para proteger a banana de pragas, do sol forte, do excesso de chuvas e vento.
O quilo da banana nanica está sendo vendido por R$ 0,80 e o da prata, em média, por R$ 1,10. Ervineo Kogler é do Rio Grande do Sul e foi para Bom Jesus da Lapa investir na banana. Nos 80 hectares, ele deve colher este ano mais de 3 mil toneladas da fruta.
“A gente veio pra cá em busca de oportunidade, em busca do clima, que aqui é favorável à fruticultura, graças a Deus temos água. Então, isso realmente propicia a fruticultura”, diz.
A Bahia divide com São Paulo a liderança na produção de banana no Brasil.
Fonte: FAEB