Faleceu nesta madrugada, em Passo Fundo (RS), o dr. Dirceu Gassen, professor e doutor em fisiologia de plantas. Dirceu notabilizou-se por ser um dos maiores entusiastas da agricultura brasileira.
Segundo informações do produtor Celito Breda (de LEM), mesmo afetado pela doença (câncer), o professor Dirceu Gassen mostrava-se absolutamente empenhado em criar novos grupos de discussão entre produtores. No dia 3 de agosto esteve no Congresso da Soja, em Goiânia, fazendo planos para desenvolver a coordenação de trabalhos voltados para a agricultura do Cerrado.
Seu foco sempre foi ensinar aos agricultores a pensarem as plantas como um todo. Dirceu demonstrava uma verdadeira volúpia em repassar aos alunos de agronomia e aos produtores rurais que a ciência, aliada às boas técnicas agrícolas, pode (e deve) propiciar ao produtor safras cada vez mais robustas e sustentáveis.
Dirceu era um amigo das abelhas, das minhocas, do solo e da produção de alimentos. Um grande e admirável brasileiro. Deixou esse ensinamento:
"Cada indivíduo dedica tempo, energia, conhecimento....para cultivar a paz, desenvolver o bem... de acordo com o caráter e valores que têm..."
Vitimado por câncer, seu corpo está sendo velado no Memorial da Paz, em Passo Fundo.
Fonte: Noticias Agrícolas