Os alunos da turma 2018.1 do curso Técnico em Agronegócio, polo de Ensino de Luís Eduardo Magalhães visitaram no último sábado, 30, a Fazenda Canto do Rio, propriedade rural com produção direcionada para a fruticultura do proprietário Todd Kenneth Topp.
A visita de campo faz parte da disciplina Técnicas de produção Vegetal, ministrada pelo professor Manoel Capelão, que objetiva aos futuros técnicos conhecerem e compreenderem as atividades práticas desenvolvidas numa propriedade rural com produção direcionada para a fruticultura.
Os futuros técnicos em agronegócio conheceram in loco as atividades desenvolvidas numa propriedade rural com atividade de fruticultura, a importância das atividades para o bom desenvolvimento da área, os critérios técnicos para a escolha (seleção) de variedades/cultivares da cultura frutífera na fazenda, entender sobre o solo e recomendações de adubações, suas formulações (NPK, Calcário e Gesso) e a importância de cada um dos macros e micronutrientes para o bom desenvolvimento da cultura em suas diferentes fases; a época e tipo de colheita (manual, mecanizada ou ambas), armazenamento, embalagens pós colheita, transporte, classificação, fisiologia pós-colheita e sazonalidade da produção e do consumo; o retorno econômico, mercado consumidor; e conhecer o controle de doenças e pragas associadas a cultura abordada.
De acordo com o instrutor Manoel, os alunos foram recepcionados pela equipe da fazenda e em seguida todos acompanharam passo a passo a produção do mamão, onde foram apresentados os tratos culturais, como o preparo de solo, adubação, plantio, espaçamento, colheita, seleção dos frutos na planta. Após a apresentação, todos conheceram o packing house e o processo de seleção das frutas (mamão) para atender o mercado tipo exportação.
Além do processo de produção de mamão os alunos visitaram também na Fazenda Canto do Rio, a cultura do café, onde o instrutor falou sobre a cafeicultura, implantação da lavoura, tratos culturais, mostrando como produzir café de qualidade, o café de exportação.
De acordo com a aluna, Hyanka Walleska dos Santos, as aulas práticas são de suma importância para os alunos, pois através destas aulas todos serão capazes de realizarem com mais exatidão e eficiência os conhecimentos teóricos adquiridos em sala.
“A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da área. Além de fixar melhor o conteúdo, despertando a curiosidade e o interesse. Podemos observar que em campo os alunos são mais participativos, esperamos que durante o curso aulas como essa possam ser repetidas. Um fator muito importante na visita técnica também é a maneira como somos recebidos pela a equipe das fazendas, profissionais extremamente educados, e dispostos a passarem seus conhecimentos e esclarecerem todas as dúvidas geradas”, ressaltou Hyanka.
ASCOM
Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM