A Subcomissão de Recursos Hídricos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu-se nesta quinta (27) para discutir temas relacionados à gestão e ao uso da água para a produção agropecuária.
O presidente da subcomissão, Muni Lourenço, disse que os debates em torno desta questão devem levar em conta não apenas o uso da água como insumo para a produção de alimentos, mas também para o escoamento dos produtos do agro por meio de hidrovias.
“Queremos uma participação mais efetiva do setor produtivo nos colegiados que tratam deste assunto”, afirmou Muni, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA).
Neste contexto, o consultor de Logística e Infraestrutura da CNA, Luiz Antônio Fayet, fez uma apresentação sobre as principais demandas do setor produtivo em relação ao uso das hidrovias para o transporte da safra agrícola.
Outro ponto abordado foi o Projeto Legado, da Agência Nacional de Águas (ANA), que busca a contribuição de diversos setores da sociedade para aprimorar a Política Nacional de Recursos Hídricos. A proposta está em fase de consulta pública até 15 de agosto.
As sugestões ao Projeto Legado podem ser feitas pelo link http://www2.ana.gov.br/Paginas/projetos/ProjetoLegado.aspx.
Foram discutidas, ainda, questões relativas à captação de água para a atividade rural na Bacia do São Francisco.
Assessoria de Comunicação CNA