loading Aguarde...

Seja bem vindo a

Logo

Sindicato Rural de LEM inicia Programa Negócio Certo Rural em Angical

Publicado por SPRLEM em 31/08/2016
Compartilhar:
[caption id="attachment_2561" align="aligncenter" width="637"] Participantes do Programa Negócio Certo Rural serão selecionados para o Pró-Senar Mandioca[/caption]

 

Transformar pequenos produtores em gestores eficientes da propriedade rural. Com este objetivo, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) iniciou na comunidade Oriçanga, em Angical, o Programa Negócio Certo Rural, do Senar, com a participação de 30 inscritos. O programa vai gerar um diagnóstico de cada propriedade e é uma seletiva para o Programa Pró-Senar Mandioca.

Para participar deste programa, o produtor inscrito terá de cumprir a carga horária, estar produzindo a cultura da mandioca e realizar todas as atividades do Programa Negócio Certo Rural, que acontecerá em cinco encontros e tem carga horária total de 46 horas, das quais seis horas serão destinadas para consultoria na sala de aula (duas horas) e na propriedade rural, de forma individual (quatro horas). Apenas 20 produtores serão selecionados.

De acordo com o engenheiro agrônomo e instrutor, Miguel Ângelo Alves, o programa tem a finalidade de repassar noções sobre administração de uma propriedade de forma eficiente – conhecimento fundamental para que o produtor possa participar do Programa Pró-Senar Mandioca. “Esse curso é a principal ferramenta para o produtor aprender a viver da propriedade de maneira sustentável, pois tem como foco o ponto mais importante que é o gerenciamento”, disse.

 

Expectativa

[caption id="attachment_2562" align="aligncenter" width="295"] Produtor Dosimar Almeida de Sousa[/caption]

 

Dosimar Almeida de Sousa dedica um hectare de sua área para o cultivo da mandioca, participa de uma associação com o objetivo de buscar apoio para a cultura – através da qual já obteve o apoio do governo em algumas iniciativas - mas diz que o Programa Negócio Certo Rural chegou em boa hora. “Espero aprender e dominar os conhecimentos necessários para um plantio mais moderno. Tudo o que sei foi passado de geração para geração e é importante saber produzir de maneira mecanizada para aumentar a produção”, disse o pequeno produtor do povoado Eixão de Missão.

 

[caption id="attachment_2563" align="aligncenter" width="470"] Produtora Rosânia Sousa dos Santos[/caption]

 

A produtora Rosânia Sousa dos Santos também tem grande expectativa. “Como tenho pouco conhecimento sobre a cultura, espero aprender mais. Quero aprimorar minhas noções sobre a atividade, especialmente, sobre o cultivo, para ter uma boa produção e colheita. É a primeira vez que participo do programa do Senar e isso me deixa muito feliz, pois encontramos muitas dificuldades em receber o apoio necessário por parte do governo”, destacou a produtora, que tem área de dois hectares. O Programa Negócio Certo Rural, em Angical, iniciou suas atividades nos dias 18 e 19 de agosto e tem encerramento previsto para a primeira quinzena de novembro. A iniciativa realizada pelo Sindicato, juntamente com o Senar, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Angical, na mobilização dos pequenos produtores.

 
Heloíse Steffens
Assessora de Comunicação
Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães/BA
77 3628-2777 | 3628-3019 | Ramal 31 | 77 9.9979-9241 | 9.8851-6328
Fotos: Renata Sampaio