loading Aguarde...

Seja bem vindo a

Logo

Sindicato Rural de LEM apresenta saldo de ações do primeiro semestre

Publicado por SPRLEM em 04/08/2016
Compartilhar:

Cursos de formação, treinamentos, seminários, ações itinerantes na zona rural, iniciativas para fortalecimento e defesa das instituições e da classe produtiva e inúmeras pessoas beneficiadas. Este é o saldo positivo das ações do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) nos primeiros seis meses do ano de 2016.

Conquistas importantes e que se concretizaram no primeiro semestre deste ano foram a conquista do primeiro polo de formação técnica a distância, do Programa Rede e-Tec Brasil do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), administração regional da Bahia, com a vinda do curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio. As aulas do curso iniciaram em março, totalmente gratuitas, com a participação de 80 profissionais que, depois de formados, devem atuar no mercado de trabalho, aplicando os procedimentos de gestão e de comercialização nos diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira.

Ainda no mês de março, por meio de uma parceria entre o Sindicato, o Senar e dois grupos empresariais da cidade, tiveram início as aulas do Programa Jovem Aprendiz, treinamento em Supervisão Agrícola. O objetivo da formação, que atende 21 aprendizes de 18 a 24 anos de idade, é oportunizar a qualificação profissional rural e garantir, com o apoio de empresas parceiras, a conquista do primeiro emprego com carteira assinada, oficializando desta forma, o ingresso no mercado de trabalho.

 Outra iniciativa importante e que se tornou uma realidade em 2016 foi a conquista do curso Gestão da Empresa Agrícola. O curso, solicitado pelo Sindicato e formatado em conjunto com CNA/FAEB/SENAR, foi lançado oficialmente durante a realização da Bahia Farm Show, em maio. A formação, desenvolvida para o oeste da Bahia e implantada de forma pioneira no Sindicato de Luís Eduardo Magalhães, deve ser expandida para todo o Brasil. As aulas do curso iniciaram em junho, com a participação de 25 produtores rurais.



[caption id="attachment_2033" align="aligncenter" width="700"] Aulas inaugurais dos cursos Técnico em Agronegócio, Programa Jovem Aprendiz, treinamento em Supervisão Agrícola e Gestão da Empresa Agrícola[/caption]

Palestras e eventos marcaram também a participação do Sindicato durante a Bahia Farm Show, importante feira agrícola e de negócios que aconteceu no mês de maio deste ano. A diversificada programação levou público significativo ao estande do sistema sindical (CNA/FAEB/SENAR e Sindicatos do Oeste), que abordou temáticas de interesse do produtor rural.

Treinamentos

Visando a qualificação da mão de obra rural, diversos foram os treinamentos realizados de fevereiro a junho deste ano. Em parceria com o Senar, foram promovidos 62 treinamentos, com 845 pessoas beneficiadas. De forma independente, neste mesmo período, o Sindicato promoveu 14 treinamentos, beneficiando 209 pessoas.

Com o objetivo de mobilizar, junto aos produtores, os treinamentos para capacitação da mão de obra rural dos municípios que compõem a base territorial, o Sindicato intensificou no mês de junho, as visitas às comunidades rurais. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que devem ter continuidade nos próximos meses e que buscam uma maior aproximação entre os produtores rurais e o sistema sindical, bem como também a melhoria e a ampliação do atendimento. Além de Luís Eduardo Magalhães – sede do sindicato -, os municípios de Angical, Baianópolis, Correntina, Cristópolis, Jaborandi, Riachão das Neves e São Desidério devem ser beneficiados com a oferta de treinamentos.



[caption id="attachment_2032" align="aligncenter" width="616"] Com o objetivo de mobilizar, junto aos produtores, os treinamentos para capacitação da mão de obra rural dos municípios que compõem a base territorial, o Sindicato intensificou no mês de junho, as visitas às comunidades rurais[/caption]

 

Construção no Centro de Treinamento Regional

 
Outra medida importante para fortalecimento da classe produtiva diz respeito ao Centro de Treinamento Regional do Sindicato, que está passando por uma modificação em sua estrutura. O objetivo da construção é criar novas salas para oferecer mais serviços e atender às necessidades dos produtores e seus colaboradores. A construção está sendo realizada com recursos próprios, tem área total de 328 m² e término previsto para o final deste mês de agosto.



[caption id="attachment_2030" align="aligncenter" width="709"] Centro de Treinamento Regional deve receber novas salas até o fim do mês de agosto[/caption]


Seminários, workshops e fóruns

 
Além dos treinamentos realizados nas propriedades rurais e na própria sede do sindicato, a instituição também promoveu diversos seminários, workshops e fóruns ao longo do primeiro semestre, como Seminário de Pulverização, Seminário de Colheita e Seminário de Irrigação. Em parceria com instituições e empresas realizou o “Fórum de Inovação em Agronegócio” e o “Workshop Agronegócio no oeste baiano, superando desafios com competência técnica e trabalho”. O Sindicato esteve representado e participou, também, de diversos eventos ligados ao agronegócio, como reuniões, dias de campo e feiras agrícolas.



[caption id="attachment_2031" align="aligncenter" width="695"] Além dos treinamentos realizados nas propriedades rurais e na própria sede do sindicato, a instituição também promoveu diversos seminários, workshops e fóruns ao longo do primeiro semestre[/caption]

Defesa em questões de interesse do produtor

 

O Sindicato atuou fortemente também em questões de interesse do produtor, como a decretação de estado de emergência em virtude da estiagem que afetou os municípios do oeste baiano, licenciamento ambiental, demarcação de limites territoriais, segurança no campo, renegociação de dívidas e concessão de novos créditos. Muitas novidades e notícias positivas devem marcar o segundo semestre de ano.

 
Heloíse Steffens
Assessora de Comunicação
Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães/BA
77 3628-2777 | 3628-3019 | Ramal 31 | 77 9.9979-9241 | 9.8851-6328