Diversas iniciativas devem marcar o movimento para conscientização e prevenção do suicídio
O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), no oeste da Bahia, aderiu ao Setembro Amarelo, um movimento que é realizado mundialmente durante o mês de setembro, tendo o dia 10 deste mês como o ponto central, uma vez que se comemora nesta data o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Com o objetivo de buscar conscientização sobre o tema, diversas ações estão sendo promovidas pela instituição.
A primeira iniciativa diz respeito ao site do Sindicato. Quem acessou o endereço eletrônico da entidade na internet pôde verificar uma mudança significativa no layout da página inicial. A cor verde da identidade visual cedeu espaço para a cor amarela, que está presente no topo superior e no rodapé inferior. Ao final da página pode-se ver também uma ferramenta interativa (ribbon), que direciona o internauta para a página oficial do movimento Setembro Amarelo. Para observar estas mudanças, acesse www.sindicatorurallemba.com. Também a iluminação noturna do Sindicato está diferente. Quem passar pela sede do Sindicato no período da noite verá que o branco saiu de cena para dar vez à cor amarela, em alusão ao mês de prevenção do suicídio.
Destaque para a última iniciativa do Sindicato, que deve acontecer nesta sexta-feira, 30, nas dependências do auditório. O evento contará com a realização de palestras e de dinâmicas e a distribuição de ribbon e material informativo e reunirá produtores rurais, profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, população em geral, autoridades e imprensa. O evento, que tem entrada gratuita, contará com a palestra do médico psiquiatra Alexandre Rizkalla, de Luís Eduardo Magalhães, que vai abordar os mitos e as verdades sobre o suicídio e vai responder perguntas dos participantes.
Na sequência, o escritor do livro “O mundo está ao contrário” e palestrante motivacional, Cláudio Vieira de Oliveira, vai falar sobre a vida de um homem que nasceu com a cabeça para trás. Mais do que uma lição de vida, Cláudio vai mostrar que independente do desafio que se apresente é possível superar sem perder a vontade de viver. O escritor ainda vai disponibilizar, durante o evento, o seu livro para compra, e vai realizar uma sessão de autógrafos.
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O movimento acontece durante todo o mês de setembro em todo o mundo. Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014, concentradas em Brasília, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP - Associação Internacional para Prevenção do Suicídio - estimula a divulgação da causa.
Duração da campanha e outras iniciativas
As iniciativas em prol do Setembro Amarelo promovidas pelo Sindicato Rural encerram nesta sexta-feira, 30, com a esperança de ter contribuído para o fortalecimento da luta no combate às diversas formas de se atentar contra a vida humana, não apenas do suicídio. A partir desta data, a instituição programa agora uma série de ações em virtude do Outubro Rosa, movimento que tem o objetivo de prevenir o Câncer de Mama.