Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR/Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães –SPRLEM em parceria com as empresas SLC Agrícola e Condomínio Santa Carmem.
O SPRLEM recebe neste ano de 2023, 38 jovens aprendizes que participam do Curso Administrativo e Financeiro Rural.
Esta iniciativa, além de viabilizar a formação técnico-profissional para o mercado de trabalho, remunera os alunos com meio salário mínimo durante os dez meses de aprendizado. O programa é voltado à formação profissional de jovens com carga horária de 1.020 horas divididas em três etapas do curso. O Núcleo Básico inclui 192 horas que se subdivide em sete módulos; conhecimentos específicos com 288 horas, subdivididas em cinco módulos e a prática profissional na empresa 540 horas. Este último corresponde à aplicação da carga teórica em uma situação real oportunizada pelas empresas SLC Agrícola e Condomínio Santa Carmem.
O Jovem Aprendiz foi lançado pelo SENAR para atender as exigências do Governo Federal – Ministério do Trabalho e Emprego, no que determina a Lei nº 10.097/2000 e consiste em preparar jovens para o mercado de trabalho em consonância com as necessidades das empresas que exploram atividades rurais e os requisitos da legislação em vigor.
O Programa Jovem Aprendiz objetiva incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural e o primeiro emprego.