A fim de discutir o cenário agro sustentável do país, acontece nos dias 1 e 2 de junho, no Royal Tulip Hotel, em Brasília, o evento Joining Forces Towards a Sustainable Future - 11ª Conferência Anual do RTRS (Round Table on Responsible Soy). O evento é voltado aos produtores rurais, representantes da indústria, além de organizações da sociedade civil e do governo.
Dentre os convidados, a conferência deverá contar com a presença de líderes de organizações internacionais (Bayer, Marks and Spencer - M&S, The Nature Conservancy - TNC, The Sustainable Trade Initiative - IDH, Unilever, World Wildlife Fund - WWF, entre outras. Representantes de entidades brasileiras (Agroicone, Agrosatélite, Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento LAPIG, SLC Agrícola, Usina Iracema, entre outras, também estarão presentes.
Veja a agenda completa:
1 de Junho
8h – 9h - Credenciamento e café
9h – 9h30 - Abertura e boas-vindas
Tema ‘Qual é o futuro da soja sustentável e como a colaboração podenos ajudar a chegar mais longe?’ (por Olaf Brugman, Presidente do RTRS)
9h30 – 10h30 - Plenária 1: Painel
Como pode a produção de soja contribuir para paisagens mais sustentáveis?Introdução aos 4 temas-chave do dia:
1. Abordagens jurisdicionais e o futuro das políticas públicas
2. Planejamento de paisagem e inteligência
3. Fornecimento responsável da cadeia de suprimentos
4. Tecnologia e inovação no campo
10h30 – 11h - Parada para o café
11h – 13h - Sessões Paralelas 1: Diálogo
Temas apresentados na Sessão 1 (Painel) são conduzidos pelos seus respectivos representantes e dialogados por diversos profissionais do setor. Os painéis contarão com a presença de Lucian Peppelenbos (IDH), Arnaldo Carneiro (Agroicone), Laerte Ferreira (LAPIG), Bernardo Rudorff (Agrosatelite), Giovana Baggio (TNC), Terence Baines (Unilever), Alvaro Dilli (SLC), Fiona Wheatley (M&S), entre outros.
13h – 14h30 - Almoço
14h30 – 16h - Sessões Paralelas 2: Diálogo Condutores no caminho para a soja sustentável
Discussões de grupo (representando as diferentes perspectivas dos stakeholders): quais são os fatores que estão impulsionando a agenda da soja sustentável? (Condutores)- Quais necessidades existem dentro de cada grupo para fazer avançar essa agenda? (Necessidades)
Grupos de discussão:1. Possibilidades de negociação: Europa - América do Sul2. Oportunidades de negociação: Ásia - América do Sul3. Mercados produtores: Argentina - Bolívia - Brasil - Paraguai4. Mercados de produtores e oportunidades comerciais: América do Norte
16h - 17h - Resumo do dia - Feedback e consolidação dos resultados das sessões
17h – 18h - Cocktail
2 de junho
8h - 9h - Creedenciamento e café
9h – 10h30 - Plenária 2: Painel
Como podem as cadeias de fornecimento de soja promovera inclusão social e o desenvolvimento equitativo?Introdução aos 4 temas-chave do dia:1. Quais são as dimensões da escravatura moderna e onde a responsabilidade está?2. Quais são as lições aprendidas a partir de promover socialmente mais cadeias de valor inclusivas para os pequenos agricultores, mulheres e pessoas economicamente menos favorecidas?3. A produção de soja e os direitos territoriais indígenas: o que podemos aprender?4. Qual é a sobreposição entre riscos e oportunidades ambientais e sociais e como é que podemos obter uma abordagem mais integrada para os dois?
10h30 – 11h - Parada para o café
11h - 12h - Sessões Paralelas 3: Diálogo Como podem as cadeias de fornecimento de soja promover a inclusão social e o desenvolvimento equitativo?
Olhando para o futuro da soja responsável, quais perguntas permanecem sem resposta para você?
O que poderia ser feito, e por quem, para traçar um caminho no sentido de encontrar a resposta?
Feedback e consolidação
12h - 12h30 - Resumo das jornadas de diálogo e encerramento formal
13h - Almoço