[caption id="attachment_1186" align="alignnone" width="594"] Acompanhados pelo coordenador de produção da propriedade, Pyedro Palhano Pontel, os alunos visitaram as plantações irrigadas de milho, sorgo e trigo[/caption]
Alunos do curso Técnico em Agronegócio, oferecido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), via Senar/BA, visitaram no último sábado, 18, a Fazenda Sama, de propriedade do produtor Jarbas Bergamaschi. O objetivo foi conhecer as culturas, as práticas de manejo e os desafios da atividade agrícola.
Acompanhados pelo coordenador de produção da propriedade, Pyedro Palhano Pontel, os alunos visitaram as plantações irrigadas de milho, sorgo e trigo, receberam orientações sobre plantadeiras e colheitadeiras e debateram sobre importantes assuntos que impactam diretamente na atividade agrícola. As visitas técnicas buscam ampliar os conhecimentos teóricos que os alunos já recebem em sala de aula desde o mês de março, quando o curso teve início no polo de formação técnica a distância, no Sindicato, em Luís Eduardo Magalhães.
Já ao final da visita, na sede da propriedade, o produtor Jarbas Bergamaschi contou sobre a história da vinda da família à região, explanou sobre as atividades diárias na propriedade, disse sobre os desafios atuais do agronegócio no oeste baiano e conduziu os alunos para conhecer a área de captação da água para irrigação. Na oportunidade, explicou o processo de captação, evidenciou a sua preocupação com a estiagem - que resultou na perda de produtividade das principais culturas agrícolas da região e que tem refletido diretamente no nível dos rios - e ressaltou o compromisso da propriedade em respeitar as legislações ambiental e trabalhista.
Para a aluna do curso, Renata Dias Araújo Sampaio, as aulas de campo têm sido muito importantes, pois contribuem para o aprendizando e demonstram, de modo mais real, a vida do produtor e do trabalhador rural. "A aula de hoje nos proporcionou o conhecimento acerca de uma cultura nova na região: o trigo. Os desafios e as dificuldades de plantio foram alguns dos assuntos debatidos sobre esta cultura. Outro ponto importante que observamos foi a preservação ambiental da propriedade", disse. A visita foi acompanhada pela instrutora do Senar, Ana Grenho e, também, pela analista pedagógica do Pronatec do Senar/BA, Lenéssia Hannah Midlej.
Heloíse Steffens
Assessora de Comunicação
Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães/BA
77 3628-2777 | 3628-3019 | Ramal 31 | 77 9.9979-9241 | 9.8851-6328