Warning: session_start(): open(/var/tmp/sessions/sess_okt29ccjg4eohns4qit7gafrp4, O_RDWR) failed: Disk quota exceeded (122) in /var/www/html/sindicatorurallemba.com/web/wp-content/themes/sindicatorural_a3/functions.php on line 676
SPRLEM, Senar e Tramec tratores realizam treinamento de tratorista agrícola básico no Sindicato - Sindicato RuralSindicato Rural

20/07/2021 10H36 SPRLEM, Senar e Tramec tratores realizam treinamento de tratorista agrícola básico no Sindicato

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, através do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, e em parceria com a Tramec Tratores, realizaram de 12 a 16 de julho, na sede do Sindicato, o treinamento de Tratorista Agrícola Básico.

De acordo com o instrutor de Senar, que ministrou o treinamento, Ederson Prochnow, durante o curso de 40 horas, foram realizadas aulas teórica e prática e foram vistos os temas: eixo mobilizador, saúde e segurança no trabalho, noções básicas sobre legislação (Normas Regulamentadoras 06, 11, 12 e 31, Código de Trânsito Brasileiro), componentes de segurança da máquina, combate a princípios de incêndios na máquina, cuidados com o meio ambiente, noções básicas de primeiros socorros, direção defensiva, condições adversas, painel da máquina – símbolos pictográficos, princípios básicos de funcionamento do trator (motor, transmissão, diferencial, sistema elétrico, sistema hidráulico, etc.), combustíveis, lubrificantes, filtros e líquido de arrefecimento, manutenção preventiva, apresentação técnica do trator, identificação dos componentes, inspeção de antes da partida, planejamento, organização e controle de manutenções, técnicas operacionais: painel, acelerador, embreagem, freio, hidráulico, tração dianteira e tomada de potência, instrumentos de comando e controles do trator, ambientação com os comandos e controles do trator, manobras básicas do trator, estacionamento e baliza, engate de implementos (barra de tração e levante hidráulico de três pontos), ajuste do conjunto trator x implemento, operação com implementos.

Ederson, destacou que o curso de Tratorista Agrícola Básico é muito importante, pois capacita novos trabalhadores que irão atuar na região. “Foram novos operadores formados que agora estão aptos a trabalharem com a máquina. O mais interessante desta turma é que tinham muitas pessoas de outras cidades, tivemos alunos de Barreiras, Riachão das Neves e até de outro estado, como o Tocantins. Então isso reforça a importância dos cursos do Senar e dos programas que o Sindicato oferece para a região”, disse Ederson.

A aluna, Amanda Ferreira da Silva, técnica em agropecuária da cidade de Natividade – Tocantins, viu através do site as ofertas de cursos oferecidos gratuitamente pelo Sindicato e resolveu buscar a qualificação no SPRLEM.

“Busquei através do site, os cursos ofertados pelo Sindicato de Luís Eduardo Magalhães, mesmo sendo de fora, vale muito a pena vir buscar qualificação aqui, pois o curso é oferecido gratuitamente, então fica mais fácil para nós. O curso foi excelente, foi a primeira vez que tive contato com a máquina, e pude operar um trator. Aqui tivemos as aulas teóricas e a prática com o instrutor, Ederson que é muito bom, e bastante paciente. Para mim foi uma experiência maravilhosa”, falou Amanda.

Para o técnico agrícola, Eron Diego Andrade, o treinamento do Senar e Sindicato, é uma oportunidade de qualificação.

“Como tratorista tenho um pouco de prática, mas sem nenhum treinamento, então busquei o curso com o objetivo de adquirir mais conhecimento nesta área e poder trabalhar melhor e da forma correta. Agradeço aos produtores rurais e Sindicato pela oportunidade de qualificação que tem dado aos profissionais, pois, para nós isso é muito bom. O Sindicato só tem a somar na nossa região”, destacou, Eron Diego.

Veja fotos do treinamento de Tratorista Agrícola Básico!

SPRLEM, Senar e Tramec tratores realizam treinamento de tratorista agrícola básico no Sindicato.

Warning: Unknown: open(/var/tmp/sessions/sess_okt29ccjg4eohns4qit7gafrp4, O_RDWR) failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0