Notícias

17/10/2019 14H34 SENAR, SPRLEM e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realizam mutirão da saúde para o homem e a mulher rural

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM em parceria com a Prefeitura do município, realizaram na última quarta-feira, 16, na sede do SPRLEM o mutirão do Programa Especial Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural.

O mutirão tem o objetivo gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens e mulheres do meio rural, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida.

O Presidente do SPRLEM, Cícero José Teixeira falou da importância da realização deste mutirão no Sindicato destacando a importância dos cuidados da saúde do homem e da mulher.

“Um dia como este é muito importante. Estamos realizando este mutirão com o objetivo de atender aos produtores e trabalhadores rurais do nosso município, buscando incentivar os homens e mulheres do campo a cuidarem melhor da saúde, a estarem maios atentos à importância da prevenção. Este dia com certeza será bastante proveitoso”, disse.

O Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural tem passado por diversos municípios baianos levando saúde, educação e cidadania para homens do meio rural. Em Luís Eduardo Magalhães foram ofertados gratuitamente: Consultas Urológicas – Exames de PSA – Exames Papanicolau – Vacinação – Aferição de Pressão – Teste de Glicemia – Testes Rápidos: HIV e Hepatite e ainda Palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – Câncer de Pênis Câncer de Próstata – Tumores Femininos e Outros Temas.

O participante do mutirão, morador da Reforma Vila 2 e produtor, Orlando José de Araújo, destacou que ações como esta deveriam acontecer em todos os municípios atendendo as zonas rurais. “Muito bom mutirões como estes, está tudo muito bem organizado e todos nós só temos a ganhar, pois estes eventos só trazem benefícios para a nossa saúde. Quero destacar que ainda existem bastante preconceito por parte dos homens em relação aos exames que nós devemos fazer, e estes preconceitos precisam ser quebrados. A ciência está aí para nos ajudar e devemos acompanha a evolução da medicina”, destacou Orlando.

Para Gabrielle Rubert, esta parceria do Sindicato, Senar e prefeitura para a realização deste mutirão foi muito boa, pois ações como esta levam a muitas pessoas a oportunidade da realização dos exames essenciais tanto para a mulher quanto para o homem.

Durante o evento, foram distribuídos kits com mochila, folders, cartilhas e sabonete para quem participa de todas as atividades.

A vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia – FAEB, Carminha Missio, enfatizou a importância da parceria entre Senar, SPRLEM e Prefeitura para a realização do Programa Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural na cidade. “Agradecemos a parceria para realização deste mutirão da saúde, mas na oportunidade enfatizo que o Sistema só é capaz de realizar ações como estas porque nós produtores temos contribuído para isso. Aqueles 0,2% de contribuição ao SENAR oriunda da produção agropecuária faz a diferença e tem ajudado cada vez mais transformar o nosso setor. Aproveitem a oportunidade e cuidem do maior bem que é a saúde”, disse.

 

 

ASCOM

Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM