"Sejamos um Sindicato eficiente, justo e democrático, investindo nos agricultores hoje, em favor da profissionalização de amanhã"
Carminha Missio

Notícias

08/05/2019 11H02 Faeb/Senar, SPRLEM e prefeitura de Correntina lançam Programa Despertar no município

Com a presença de professores e diretores das escolas da zona rural do município de Correntina, da secretária de educação, Joselita Neves Moura, da coordenadora do Programa Despertar da cidade, Gisele Lopes de Magalhães, do gerente administrativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, Ronei Pereira, da analista técnica do setor de promoções sociais do SENAR, Amanda Bastos e dos instrutores da Aster Educação, Carlos Mello e Joelma Oliveira, foi lançando em 24 de abril, no Centro de Treinamento de Lideranças Comunitárias – CTL, o Programa Despertar, que atenderá aos alunos da Educação do Campo, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural.

O Programa Despertar é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães e Prefeitura Municipal de Correntina e objetiva promover uma educação voltada para a responsabilidade social, que alavanque mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental.

Iniciando os trabalhos pela primeira vez na cidade de Correntina, foi realizado a formação municipal de professores das 21 escolas do campo que participarão do Programa Despertar. A formação tem como objetivo apresentar as ações para 2019 com ênfase na temática “Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo”.

As escolas do campo do município trabalharão a temática, desenvolvendo projetos com produção de mudas, sementes e reflorestamento.

De acordo com a coordenadora do Programa Despertar em Correntina, Gisele Lopes de Magalhães, toda a equipe da educação do município está bastante entusiasmada para iniciar este novo projeto.

“A formação de nossos professores foi excelente, todos adoraram. Estamos bastantes empolgados com este novo projeto, pois através dele teremos a oportunidade de trabalhar a produção local, que antes existia e hoje estava bastante esquecida, por falta de incentivo, e assistência técnica. O Programa Despertar em nosso município irá mudar a nossa realidade”, falou.

O gerente administrativo do SPRLEM, Ronei Pereira, falou sobre o tema proposto pelo Programa Despertar para o ano de 2019, destacando que é bastante pertinente e vem de encontro a necessidade de desmistificar algumas informações equivocadas com relação ao agronegócio.

“O produtor rural brasileiro é muito eficiente, nos últimos 35 anos o Brasil passou de importador para um dos maiores exportadores de alimentos e isto usando apenas 9% de suas terras para a agricultura. Toda esta eficiência fez com que entre os anos de 1975 e 2010 o preço da cesta básica caísse pela metade”, destacou.

Ainda de acordo com Ronei, o agro gera um de cada três empregos, ou seja, é responsável por 37% da mão de obra empregada.

“Atualmente o agro é responsável por ¼ do PIB Brasileiro e pelo superávit da balança comercial. Em 10 anos a demanda mundial por alimento crescerá 20% e o Brasil deverá atender 40% desta demanda. Estima-se que a população global tenha chegado a 7,7 bilhões em abril de 2019 e chegará a 9,3 bilhões até o ano de 2050. A maior riqueza que o produtor rural tem são os recursos naturais que ele cuida com responsabilidade, através de práticas conservacionistas a exemplo do sistema de plantio direto que nos últimos 38 anos, no Brasil, aumentou de 180ha para 26 milhões de hectares. Devemos ter orgulho dos produtores rurais que com responsabilidade e eficiência são responsáveis pelo alimento que chaga a nossa mesa”, falou Ronei.

 

 

ASCOM

Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM