Notícias

10/05/2021 17H10 SPRLEM, SENAR, Tramec Tratores e Tratomaster capacitam operadores de empilhadeira

Nos dias 06 e 07 de maio, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar em parceria com a Tramec Tratores e Tratomaster, realizaram mais uma capacitação de Operador de Empilhadeira.

Durante o curso, foram realizadas aulas teórica e prática, voltada para capacitação de profissionais da área, com o instrutor do SENAR, Luciano Brandão.

“Durante esses dois dias oferecemos o curso de operador de empilhadeira, e foi muito bom, com uma excelente participação. O curso capacita essas pessoas a operarem a empilhadeira, fazendo a manutenção diária da máquina, e operando dentro das técnicas. É uma maneira que o Senar Bahia e o Sindicato de Luís Eduardo Magalhães têm de contribuir para a profissionalização dessas pessoas aqui no município, e fornecer as fazendas uma mão de obra de qualidade, de pessoas que passaram por treinamentos, que já tem um conhecimento acerca das máquinas e ajudando bastante no desenvolvimento dos trabalhos nas fazendas”, disse Luciano.

De acordo com Brandão, nas aulas teóricas são passados para os alunos a parte da segurança e saúde no trabalho, e em seguida é feito toda a parte de manutenção da máquina, como conhecer a máquina que irão trabalhar, como fazer a manutenção diária, olhar o nível do óleo do motor, o nível do hidráulico, nível do sistema de transmissão, o nível do líquido de arrefecimento do motor, e se todos os pertences e implementos da empilhadeira estão prontos para o trabalho, após isso é que se inicia a parte de operação, com manobras, carregamentos e transportes de cargas.

Durante o treinamento os participantes puderam acompanhar os temas: Eixo mobilizador, saúde e segurança no trabalho, componentes de segurança da empilhadeira, tipos de empilhadeiras e acessórios, símbolos pictográficos,  capacidade de carga X Centro de carga,  procedimentos básicos de operação, técnicas de empilhamento e desempilhamento, manutenção preventiva periódica, apresentação técnica da empilhadeira, instrumentos de controle e comandos, pontos de manutenção e ajustes, operação e controle do equipamento, atividade de empilhamento e desempilhamento e transporte de carga.

O participante do treinamento, Roberto Alves Vieira, falou do curso e da importância dessa capacitação. “Foram dois dias de curso e foi muito bom, tivemos a oportunidade de nos capacitar, de forma rápida com um instrutor excelente. Estou iniciando aqui na empilhadeira, e quero continuar os treinamentos em outras máquinas, e a oportunidade que o Senar e o Sindicato nos oferece é muito bom, fazemos os cursos gratuitamente, e adquirimos uma profissão, garantindo assim mais oportunidade. Foi muito bom participar”, disse Roberto.

 

 

ASCOM

Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM

Agenda2021

Nenhum evento agendado para este mês!

+VEJA MAIS