Notícias

11/09/2020 16H03 Jair Bolsonaro visita Oeste da Bahia para assinatura do termo de compromisso para construção de trecho da FIOL

Na manhã desta sexta-feira, 11, o presidente Jair Bolsonaro esteve no oeste da Bahia, nas cidade de São Desidério, para visita as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e para a assinatura do termo de compromisso e parceria entre a Construtora Engenharia, Construções e Ferrovias S/A (Valec) e o Exército Brasileiro, para construção de um trecho de 18 km da ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL.

Na ocasião representantes das entidades representativas do agro, SPRLEM, Faeb, SPRB, Aprosoja, Aiba, Ababa e Fundação Bahia, estiveram presentes e comemoram a assinatura do termo. Os produtores rurais foram recebidos pelo presidente, onde tiveram a oportunidade de entregar ofícios com pleitos da categoria.

Bolsonaro destacou a importância desta obra para o escoamento da produção agrícola e consequentemente, para a economia da região.

A extensão da ferrovia que será construída a partir do termo de execução assinado pelo presidente corresponde a cerca de 0,8% do trecho baiano da FIOL que, quando for concluído, vai ter 1.500 km de extensão entre Barreiras, no oeste baiano, e o Porto Sul, em Ilhéus. Esse trecho será no lote 6, que fica próximo à cidade de Correntina.

O prazo do convênio assinado pelo presidente Bolsonaro é de 24 meses, com investimento de R$ 115 milhões. Mais de 300 militares e civis vão trabalhar nas obras de infraestrutura e da superestrutura da ferrovia.
Quando concluída, a FIOL deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo.

 

 

ASCOM

Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM